Primeira publicação impressa do acervo HIPOCAMPO


HIPOCAMPO

EXTRAS

Manifesto Supraconceitual (1994), de Ricardo Basbaum, 41x27cm
Papangu Político ou Chateada, vídeo de Irma Brown
Dos lugares entre a vingança e a justiça, fotonovela de Lucas Bambozzi

A primeira publicação impressa do HIPOCAMPO é composta por 21 trabalhos, de 12 artistas, que trazem para o embate atual questões herdadas ou relacionadas a dois eventos que mudaram o rumo de nossa história, em 1822 e 1922, respectivamente: a declaração de independência e a Semana de Arte Moderna. O trabalhos selecionados integram o acervo HIPOCAMPO e foram escolhidos por Jurandy Valença e Maíra Endo.

O Manifesto Supraconceitual (1994), de Ricardo Basbaum, foi impresso no tamanho 41x27cm e inserido dentro da publicação (dobrado). São também partes integrantes da publicação o vídeo Papangu Político ou Chateada, de Irma Brown, e a fotonovela Dos lugares entre a vingança e a justiça, de Lucas Bambozzi, ambos acessíveis via QRcodes aplicados na publicação impressa. O projeto gráfico é da artista e designer baseada hoje em Berlim, Daniela Brilhante. Foram impressos 250 exemplares na gráfica Printi com recursos do edital ProAC Expresso Direto n. 40/2021.

O lançamento da publicação aconteceu no Espaço Cultural Marieta, localizado no coração de São Paulo, no dia 22 de julho de 2022. Na mesma ocasião aconteceram também o lançamento da base de dados/catálogo do acervo HIPOCAMPO e a palestra “Manutenção do HIPOCAMPO: a preservação da produção artística contemporânea independente”, apresentada por Camila Romano, museóloga Supervisora de Acervo do Centro Cultural São Paulo e responsável pela formalização e catalogação do acervo HIPOCAMPO. A manutenção do acervo foi viabilizada através da mesma premiação no edital ProAC.

Durante a palestra, Camila falou sobre a importância da preservação da produção artística contemporânea independente que, justamente por atuar à margem do circuito oficial e legitimador das artes, corre grande risco de não ser salvaguardada. Foram abordadas também as dificuldades de preservação de acervos de natureza digital dada sua efemeridade e a obsolescência tecnológica. Por fim, Camila contou como foi realizado o trabalho museológico com o acervo HIPOCAMPO. A entrada no evento foi gratuita.