Jogo de Imagens é uma experiência artística dentro dos aplicativos de relacionamento. Foram feitos quatro jogos em quatro aplicativos diferentes.
Com procedimento de apropriação cada jogo traz uma curadoria de imagens de artistas contemporâneos e/ou da história da arte.
O perfil é sempre Lucy, 40. E a descrição: Entrando no jogo de imagens. Alguém me acompanha?
No final de cada jogo tem uma fotografia que funciona como a assinatura de Lucila Vilela.
TINDER
Imagens Tinder:
Violação, de Rene Magritte (pintura/1935) | Autorretrato com máscara peruana I (fotografia/2020) | Autorretrato com máscara equatoriana (fotografia/2020)| Autorretrato com máscara peruana II (fotografia/2020) | Autorretrato com máscara colombiana (fotografia/2020) | Assinatura, de Lucila Vilela (foto: Lela Martorano, 2020)
HAPPN
Imagens Happn:
Sem coração, de John Currin (1997); Lábios de rubi, de Salvador Dalí (jóia/broche, 1940); O espelho falso, de Rene Magritte (1928); Sem título, Série Envolvimento, de Wanda Pimentel (1968); A mão de Gina, de Tom Wesselmann (1972-1982); Assinatura, de Lucila Vilela (foto: Lela Martorano, 2020)
BUMBLE
Imagens Bumble:
Sem título, de Miltos Manetas (2017); Escultura de David Altmejd (2019); Cem Monas, de Nelson Leiner (2012); Mulher saindo do psicanalista, de Remedios Varo (1960); A artista de micróbio (autorretrato em Baikinman( (2018); Assinatura, de Lucila Vilela (foto: Lela Martorano, 2020)
BADOO
Imagens Badoo:
A grande Odalisca (detalhe), de Ingres (1814); Mulher olhando, de Miltos Manetas (2013); Betty, de Gerhard Richter (1988); Mulher com o brinco de pérola, de Johannes Vermeer (1665); Uma canção de estações, de Angela Fraleigh (2015); Assinatura, de Lucila Vilela (foto: Lela Martorano, 2020)
As Cartas de Lucy40
Por Barbara Biscaro
Anúncio nos classificados, o amor pelas ondas do rádio, namoro na televisão e agências de encontros. Desde que o mundo é mundo, os seres humanos inventam rituais e situações sociais que possam promover o encontro de pessoas em busca de um romance, uma transa, um casamento, um amor bandido ou uma paixão impossível, para enumerar algumas das infinitas variações sobre o mesmo tema. Para além da subjetividade de cada pessoa, o tempo histórico e a cultura em que se nasce pode determinar grande parte dos rituais amorosos ou sexuais que farão parte de sua vida. O que vai parecer natural ou forçado no campo das relações afetivas depende de quais rituais sua geração encontrou para resolver essa grande incógnita que é a arte de encontrar uma pessoa interessante dando sopa por aí. Pois bem, é um grande lugar-comum discorrer sobre as mudanças que as redes sociais e os aplicativos de encontros proporcionaram na forma como as pessoas se conhecem e se conectam na atualidade. O que me interessa, nessa ocasião é Lucy40 e seu jogo de imagens. Se a lógica é a do jogo (amoroso, social, sexual), então a proposta é questionar as imagens que servem de aparato para ilustrar a partida: cada um escolhe suas cartas, monta seu perfil e a sorte está lançada. O que as cartas de Lucy40 revelam e escondem para o sujeito atrás da outra tela, quando a encontra? O que desperta a curiosidade ou arranca do tédio os dedos ágeis passando a sucessão infinita de fotos na tela do celular? É a pergunta que Lucy40 lança, questionando assim, através de sua ficcionalidade proposital, qual o nível de construção imagética proposto no perfil de seus interlocutores. Em um espaço onde verdade ou mentira são conceitos relativos, interpretados ao sabor do desejo, o disfarce pictórico de Lucy40 pode, sob olhos inteligentes, revelar mais do que esconder. Isso tudo vai depender da astúcia do jogador, de um bom olhar para os detalhes e da arte de elaborar as perguntas certas. Partindo do Jogo de Imagens e culminando nos Contos do Tinder, Lucila Vilela apresenta, com a astúcia de uma blefadora, a potência narrativa das imagens no jogo mais disputado desde que o mundo é mundo: o amor.
* Contos do Tinder (2021) é uma publicação que acompanha o Jogo de Imagens (2020). Ambos os trabalhos são inéditos e foram criados durante a pandemia do Covid-19. A identidade visual, o projeto gráfico e a diagramação da publicação Contos do Tinder são do professor, pesquisador e designer gráfico Ildo Francisco Golfetto. O texto As Cartas de Lucy40, escrito em 2020, é inédito e integra esta publicação como uma cortesia de Barbaro Biscaro.
Lucila Vilela é artista visual e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Mestre em Estudos Avançados em História da Arte, pela Universidade de Barcelona (2008). Graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001). Realizou o Projeto CASA, de Artes Visuais e Performances, nas cidades de Florianópolis/SC (2010) e Joinville/SC (2014) com o prêmio Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura. Co-editora da Revista Digital InterArtive: Contemporary Art and Thought (www.interartive.org). Vive e trabalha em Florianópolis-SC.